Venha descobrir um novo mundo
 
Um pouco de História

Museu Padre Toledo - Inconfidência Mineira


Durante a visita a Tiradentes, o turista perceberá como a história da cidade está muito ligada aos acontecimentos políticos e econômicos do Brasil Colônia, do Brasil Império e também do Brasil República. Listamos, a seguir, os principais fatos históricos relacionados à cidade, que, com mais de 300 anos, encanta pela elegância, charme e tradição.


Os acontecimentos são acompanhados de pequenas descrições sobre o contexto da época para facilitar o entendimento da breve sequência histórica. Confira também algumas fotos antigas da cidade, gentilmente cedidas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Tiradentes.


1702: A história da cidade teve início quando o bandeirante paulista João de Siqueira Afonso localizou filões de metais preciosos na região do Rio das Mortes e fundou o Arraial Velho de Santo Antônio, que posteriormente viria a ser Tiradentes. Naquele período, o Ciclo do Ouro estava em expansão na região das Minas Gerais, com a fundação de diversos arraiais em localidades onde eram encontradas riquezas naturais.


1718: Elevação do arraial à condição de Vila de São José del Rei. Segundo informações históricas, o nome “São José” adveio de uma homenagem ao príncipe português Dom José I. Desde a fundação, o arraial se expandiu aos poucos, pois constituía uma das rotas comerciais existentes e, com isso, ganhou importância no cenário das Minas.


1860: A Vila de São José del Rei foi elevada à categoria de cidade. Com a presença do poder imperial no Brasil, qualquer menção a Tiradentes e seus companheiros de Inconfidência Mineira podia ser encarada como uma ameaça à monarquia no país. Seria preciso que os ares republicanos permitissem nova alteração no nome do local.


Imagem de Tiradentes - Patrono Civico Brasileiro1889: Após a proclamação da República, o alferes Joaquim José da Silva Xavier  (Tiradentes), antes considerado um inimigo do Império, foi transformado em herói nacional e homenageado com o nome da bela cidade.


1938: O charmoso conjunto arquitetônico da cidade de Tiradentes foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em um período cujo nacionalismo estava em alta através da figura do então presidente Getúlio Vargas.


Foto antiga de Tiradentes MG - Imagem 01


Foto antiga de Tiradentes MG - Imagem 02


Foto antiga de Tiradentes MG - Imagem 03


Tiradentes Virtual
Tiradentes, Minas Gerais, Brasil
E-mail: portal@tiradentesvirtual.com | Website: www.tiradentesvirtual.com.br
2014 Copyright Tiradentes Virtual
Divulgação.




Tiradentes Virtual
Tiradentes, Minas Gerais, Brasil
E-mail: portal@tiradentesvirtual.com | Website: www.tiradentesvirtual.com.br
2014 Copyright Tiradentes Virtual